A Sereia de Mongaguá

Tem o lance de não julgar o livro pela capa, mas é inevitável, um livro com uma capa bonita, com cores bacanas e um visual dinâmico como essa d´A Sereia de Mongaguá sempre chama a atenção.

O bom é quando além de tudo, o conteúdo surpreende.

Não vou dizer que essa é a HQ do ano porque ultimamente não basta ser bom para ser destaque, mas é uma HQ simples com muitas ideias boas e um visual bacana.

Nem sei por onde começar porque todos os conceitos são tão legais, a leitura do futuro nas tatuagem de um místico bombado, o psicoterapia burlesca, o taxidermista de cenas do cotidiano, tudo é tão bizarro e perturbador que mesmo a história principal aparentemente simples da atriz tentando emplacar sua carreira se torna um fio condutor não só funcional, mas tão bizarro quanto tudo mais em volta.

Os autores Thiago Moraes Martins (arte) e Marcos Paulo Marques (roteiro) são novatos nas HQs mas bem rodados nas animações, dentre os trabalhos deles estão as seis temporadas do desenho da MTV Fudêncio e Seus Amigos.

Como sempre a experiência em desenho animado dá uma agilidade para a narrativa visual e o para o desenho. Aliás o desenho é bem legal, um traço simplificado, dinâmico, com cores simples, bem marcadas. A arte lembra bastante o Kevin O´Neill, mas também tem um pouco do Darwyn Cooke e do David Mazzucchelli na mistura.

O importante, no fim, é que funciona muito bem, tanto em termos de uma narrativa bem dinâmica quanto como contraponto da bizarrice toda da história. Se a arte não fosse tão limpa e leve, algumas cenas e principalmente o final poderiam passar do ponto e corria o risco da história que está perturbadora na medida certa se tornar algo desagradável.

Vou dizer que A Sereia de Mongaguá é uma HQ excelente, desenho ótimo, história perturbadora com conceitos que grudam na cabeça, mas apesar da HQ estar em uma edição linda, colorida e tudo mais, o preço está puxado ($59,90), principalmente se você pensar que foi uma HQ contemplada pelo PROAC, ou seja, é um título financiado pelo dinheiro público e talvez pudesse ter um preço final um pouco menor.

Como realmente é uma HQ boa e bem diferente, dá uma pesquisada aqui na Amazon, Saraiva, Travessa e Cultura antes de comprar que volta e meia tem uma promoção que alivia um pouco.

sereia-de-mongagua



 


Inscreva-se na newsletter do site e receba todas as atualizações do site diretamente no seu e-mail.

anuncioamazon