Ícone do site Diletante Profissional

Antimofo para conservar papéis de aquarela

Ajude o canal enviando um pix para contato@diletanteprofissional.com.br Compre livros aqui https://amzn.to/2DdjmNk Compre material de arte aqui https://amzn.to/319Uws6 Inscreva-se para receber a newsletter do canal direto no seu email https://www.getrevue.co/profile/oliboni
Daí você recebeu seu 13º e gastou tudo em papéis para aquarela para ir usando ao longo do ano. Guarda eles na gaveta ou no armário e quando vai ver a umidade arruinou todo seu investimento. Os papéis, em especial os papéis para aquarela, feitos 100% de algodão, são feitos justamente para absorver a umidade que essa técnica de pintura exige e, uma consequência infeliz disso é a absorção da umidade do ar, principalmente em tempos de muita chuva. Aliás, as próprias pastilhas de aquarela, guardadas úmidas no estojo fechado correm o sério risco de mofar e estragar. Então para prevenir isso o ideal é colocar um antimofo nos lugares que você guarda os materiais, mas, esse antimofo que vende no mercado (aquele no formato de um copinho que enche de água no fundo) é bem caro e enche rápido. A dica é, compre a quantidade de antimofos que você precisa, use e depois, em vez de descartar, você desmonta ele, deixa secar e usa o copinho plástico para fazer seu próprio antimofo. É muito simples, você só precisa colocar até a metade da peneira do antimofo Cloreto de Cálcio em escamas (custa na faixa de $7 o quilo (preço de maio/17). Um quilo de cloreto de cálcio é o suficiente para reabastecer muitas vezes os antimof0s e saí infinitamente mais barato do que comprar praticamente todo mês o do supermercado. O problema é achar o tal Cloreto, em São Paulo, eu achei em uma loja de essências, a Casa das essências, na rua de trás do Poupatempo da Sé, é uma questão de procurar na sua cidade quem vende esse tipo de insumo químico e comprar. Uma alternativa é comprar pela internet, na própria Casa das Essências ou, tem esse site bem curioso (http://www.benzolimp.com.br/kit-10-kg-cloreto-de-calcio-05-embalagens-para-antimofo.html) que vende o cloreto é o copinho plástico igual o do antimofo do mercado. Fica um pouco mais caro, tem o frete e etc, MAS, ainda assim, fica infinitamente mais barato do que comprar pronto no mercado. Abaixo o vídeo que eu fiz explicando como montar o antimofo para ficar mais claro.


Nada a ver, mas, como eu falei de papel de aquarela, segue um vídeo mostrando o processo de fabricação do papel fabriano, vendo isso dá para entender porque é tão caro.

Sair da versão mobile