Arturito

Arturito é o restaurante da (master) chef Paola Carosella.



Um restaurante pequeno, com poucas mesas, mas imponente na parte de Pinheiros que muitos ainda classificam como Jardins.

A grande característica do restaurante é seu foco em uma cozinha que valoriza o ingrediente, com um pé no mediterrâneo. Essa foco no ingrediente, nos pratos com uma simplicidade quase ousada tem um preço que é uma atenção absoluta na escolha dos fornecedores e nas técnicas de preparo.

Com isso, o Arturito se torna um mar de tranquilidade para o cliente que tem a certeza de que o que não foi produzido na própria casa (e muita coisa mesmo é produzida ali) veio dos melhores fornecedores, naqueles que trabalham com qualidade e sustentabilidade.

É importante estabelecer isso antes de falar sobre a comida em si, porque as vezes pode parecer obsceno pagar $9,50 por pessoa para comer o couvert que é só pão com azeite e manteiga. Mas, tanto o pão quanto a manteiga são feitos ali e, o pão, não só é um produto único, é de um sabor e de uma textura maravilhosos, que junta com seus amargos dos queimados vindos do processo de assá-lo no forno a lenha.

Se você for no almoço durante semana, terá a opção do executivo, que é um dos melhores da cidade, sem dúvida. Por $57,00 você tem direito a salada da horta (maravilhosa, com folhas frescas e flores) ou à empanada de taioba (excelente, com o mesmo padrão das servidas no La Guapa); depois escolhe as opções de principal e de sobremesa do dia.

No dia em que fomos, uma das melhores opções de principal era um peito bovino braseado acompanhado de farofa e agrião. A carne estava perfeita e a farofa maravilhosa (poderia ter um pouco mais para durar até o fim da carne, mas ok).

Agora, a sobremesa foi a rainha do almoço. Um sorvete de tangerina, com dois gomos de tangerina, acompanhado de um shortcake que parecia ter sido projetado para ser o melhor amigo da vida do sorvete. Um frescor e sabor absurdo que resume a cozinha proposta pela chef.

Uma coisa que eu senti falta nessa vez que eu fui ao Arturito foi um mimo que vinha com a conta, umas lascas de chocolate amargo. É uma bobagem, mas todo cliente gosta de um mimo.

Ah, o restaurante tem um sistema de reservas online, então aconselho a fazer reserva se não quiser ficar em filas de espera.

Conta: $139,20 para duas pessoas, no executivo, sem bebidas (julho/17)

Vale? Sim, sem dúvida. O almoço executivo é extremamente justo pelo que serve. Os demais preços da casa também não são aviltantes, obviamente tem lugares que em que é possível comer bem por menos, mas o Arturito oferece uma experiência tão única que é difícil de ter qualquer base de comparação.

Informações e reserva aqui http://www.arturito.com.br