Ícone do site Diletante Profissional

Casa de Francisca/ Palacete de Tereza

Para começar essa seção nova de resenhas curtas de lugares gastronômicos eu queria um lugar que eu pudesse falar bem, não só por falar bem, mas para deixar meio claro o que eu tomo como parâmetro de um bom restaurante.


Eu não sabia que esse lugar seria justamente a nova instalação da casa de shows intimistas Casa de Francisca que se realocou para o centro no edifício histórico Palacete Tereza Toledo Lara e, principalmente, não sabia que esse lugar já de cara realianharia minhas definições do que é um bom restaurante.

Começa com o fato do lugar ser muito bonito, a restauração interna para criar a casa de shows ali foi sensacional, impossível não se impressionar com o lugar.

Segundo, o almoço tem apenas 5 pratos (eu sou muito a favor de um cardápio reduzido, evita desperdício, agiliza o atendimento e força a pessoa a fazer bem esses poucos pratos que estão lá).

Terceiro, o preço é honesto para um almoço executivo, com direito a fazer combos de prato+salada e/ou sobremesa.

Quarto, o atendimento é muito prático e muito rápido. Você chega, escolhe, paga, vai na cozinha, montam seu prato na hora e te entregam. Poderia ser chamado de fast-food, mas isso seria quase uma ofensa, porque a velocidade está combinada com a qualidade e não vêm da industrialização e sim de um bom cardápio aliado com uma boa organização.

Quinto, a comida é excelente. Já na salada você sente que tem uma pessoa muito habilidosa e cuidadosa pensando os temperos daqueles pratos e nada é melhor do que um lugar onde a magia já começa na salada. Eu comi o baião de dois de costelinha como principal, uma delícia e já me senti na necessidade de passar lá muitas outras vezes para, no mínimo, zerar o cardápio (aliás, outra vantagem do cardápio reduzido é que estimula a você querer ticar todos os pratos).

Enfim, nada a acrescentar, é isso que espero de um restaurante.

Conta: $37, sem bebida nem sobremesa (o cardápio com os preços de Março/2017 está aí em baixo)

Vale? Muito, entrou para lista de um dos melhores almoços executivos que eu já comi e vai entrar na minha lista de lugares habituais. Se fosse para fazer uma crítica, esse esquema em que você leva para a mesa já a salada e o principal é prático, mas tem a inconveniência de você comer a salada (que é maravilhosa e indispensável) vendo o prato principal esfriar, não prejudica muito, mas dá uma certa apreensão.

A Casa de Francisca fica na Rua Quintino Bocaiuva 22, 1º Andar e abre de quarta a sábado para o almoço. Mais infos aqui no facebook e aqui no site.

 

cardápio de Março/2017

 









Sair da versão mobile