Cinnamon Roll

Bom, continuando minhas experiências com pães, parti essa semana para o Cinnamon Roll, aquele pão enrolado com canela.



Esse pão deu uma popularizada graças a rede Starbucks que faz um ótimo.
Eu procurei algumas receitas e achei uma ok. Obviamente ela era toda em xícaras – uma coisa que eu detesto para pães e bolos por dois motivos, não existe padrão oficial para xícara e você nunca sabe qual medida a pessoa usou na fórmula original e a xícara é uma medida mistica onde 1 xícara é 240 ml (na maioria das medidas) e 1/2 xícara é 140 ml (no mesmo site de referência) ??? !!!
Então eu traduzi as medidas para peso, corrigi e reduzi a receita para uma quantidade pequena (você pode multiplicar essa quantidade quantas vezes quiser).
Ingredientes
45 ml de leite
1/2 colher de sopa de fermento biológico seco (aqui pode ser a olho mesmo porque não influencia tanto)
15 g de açúcar
180 g de farinha
1/2 colher de chá de sal
1 ovo
25g de manteiga na temperatura ambiente
40g de açúcar mascavo
2 colheres de sopa de canela em pó
Método
Dissolva o fermento  e o açúcar branco no leite morno (não pode estar muito quente se não mata o coitado do fermento). Acrescente a farinha, o ovo e a manteiga e sove a massa por uns 5 minutos (eu uso a máquina de pão para sovar). No meio da sova acrescente o sal.
Faça uma bolinha e deixe a massa descansar por 1 a 2 hora (ela deve dobrar de tamanho)
Enquanto isso misture a canela e o açúcar mascavo.
Em uma superfície polvilhada de farinha abra delicadamente a massa (pode usar um rolo se achar necessário, mas sem muita brutalidade) em um formato retangular. Polvilhe toda a massa com a mistura de mascavo e canela, deixando apenas uma faixa em um dos lados menores – reserve um pouco da mistura para polvilhar por cima. Passe um pouco de água com um pincel nesse lado sem cobertura. Enrole a massa em direção a faixa umedecida e pressione um pouco para a massa “colar”.
Com uma faca fatie o “rocambole” (essa receita dá 4 fatias, corta no meio e cada parte no meio de novo). Coloque as fatias em uma assadeira deixando um bom espaço entre elas e polvilhe com o restante do açúcar e deixe crescer por mais uma ou duas horas (até dobrar o tamanho).
Nesse ponto tem pessoas que fazem um fondant, que é aquela calda branca que tem a função de deixar o cinnamon bonito. Mas veja, ela é só estética, porque ela é basicamente açúcar de confeiteiro e água, não tem gosto algum, se poupe disso, economize umas calorias desnecessárias.
Aqueça o forno a 220°C borrife água por cima dos pães. Coloque eles no forno e depois de 5 minutos abaixe o fogo para 180°C (esse calor a mais no início ajuda o crescimento) deixe assar por mais 20 minutos, sempre olhando a cor, se ele douram antes pode tirar.
Daí é só passar o café e comer.
olha os meus aí na foto