Cortabundas – O Maníaco de José Walter

Esses dias eu li na Social Comics essa HQ derivada do TCC do Talles Rodrigues. Já tinham me dito que a HQ era bem intrigante e, de fato, é uma surpresa.

Talles segue o subgênero imortalizado por Joe Sacco de apresentar uma investigação jornalística  em quadrinhos, nesse HQ Talles fala sobre um personagem misterioso da história do bairro José Walter na periferia de Fortaleza/CE.

A história de fato é fascinante e a condução da narrativa da investigação por Talles é muito bem feita.

Inicialmente pode até parecer uma obra de interesse meramente local, pois conta a história de um maníaco que nos anos 80 aterrorizou por três anos um bairro entrando a noite nas casas e cortando as nádegas de garotas com uma navalha. Ele não era um assassino em série, não era um ladrão. Era uma figura bizarra que invadia e feria as mulheres sem nunca ser visto, sem ser pego, impondo um medo constante em todos os moradores da região.

Apesar de ser um caso local, o autor montou o livro/reportagem de forma bem compreensiva para qualquer pessoa. Ele apresenta o bairro contextualiza bem e estrutura de um modo que a principal tese defendida ali, além da narração e reconstrução dos crimes e investigações em si, é de que o Cortabundas foi o responsável por uma mudança social no bairro que tinha muros baixos, janela sem grades e naquela época fez a transição para a versão atual de casas fortificadas e protegidas.

A narrativa é inegavelmente envolvente, quando você pega para ler é bem difícil de parar é uma pena que o desenho ficou um pouco aquém. Principalmente se você leu Mayara e Annabelle e sabe do quanto Talles é capaz hoje, dá uma sensação que o livro poderia ser infinitamente melhor. Mas, obviamente há de se levar em conta que a proposta ali é outra, tem uma questão da velocidade de se realizar um TCC e o fato de ser o primeiro trabalho do artista.

Independente disso, recomendo muito ler a HQ. A edição é da Draco, quem assina a Social Comics pode ler lá ou é possível comprar a versão impressa pela Amazon ou Cultura.

corta-capa-V2-72


Inscreva-se na newsletter do site e receba todas as atualizações do site diretamente no seu e-mail.

anuncioamazon