Divirta-se com um lápis – Parte 2 – Corpos


Essa série de posts mostra os exercícios do livro Fun With a Pencil do grande Andrew Loomis. Veja todos os posts aqui 

Veja a playlist com os vídeos do livro aqui 





Prosseguindo com o livro Fun With a Pencil, o primeiro dos livros do Andrew Loomis, depois do bloco sobre cabeças a segunda parte do livro é sobre o corpo.

Nessa parte do livro dá para começar a entender porque o Loomis é um cara reverenciado até hoje, principalmente pela galera da animação.

Ele estava muito a frente do seu tempo no entendimento do que é importante no desenho e, em particular, no desenho cômico.

Tem outros livros dele que terão abordagens mais profundas e mais técnicas, mas o caminho desse livro é extremamente elegante, porque ele despreza a questão de proporções padrões e trata basicamente de: tridimensionalidade, relações internas e proporção e movimento.

Então vamos pelo básico.

Para evoluir aquele boneco de palito basta acrescentar algumas estruturas: a cabeça e o peito são bolas; a pélvis é uma caixa que lembra um trapézio invertido; a coluna não passa através do peito, mas por trás; as pernas são curvas para fora até o joelho e para dentro do joelho até o pé, o antebraço tem uma curva suave, uma linha reta para os ombros, bolinhas para as articulações e uma luva para as mãos e os pés.

A bola do peito é dividida por uma linha no meio que se abre com um y invertido para representar a curvatura.

Todos os membros se movem, o peito está fixo na coluna, mas a coluna se curva ou se torce.

Com essas peças a é possível brincar com as proporções fazendo infinitas varições que podem ser realistas ou caricaturizadas.

(veja o vídeo abaixo)

A próxima etapa é a movimentação da figura, e é bem interessante o tratamento dado pelo Loomis nesse livro. É um tratamento bem menos técnico e mais voltado a construir o movimento com o esqueletinho.

Abaixo o vídeo sobre o tema e as páginas de referência do livro

Depois de aprender as estruturas e colocá-las em movimento, é a hora de começar a cobrir os corpos com “bolas de carne” como diz o Loomis.

Abaixo as referências do livro para essa parte e o vídeo com a explicação.


Na parte seguinte o Loomis se dedica aos detalhes de corpo. Achei muito superficial a parte de mão e pé, mas é o que temos nesse livro. Seguem as páginas e o vídeo explicando

Escorço, projeção e grid

Fechando esse post, o Loomis fala sobre o escorço, a projeção do corpo em outras posições e o grid para ampliar esboços.

As referências e o vídeo explicativo estão abaixo