Evolução Artistica: John Romita Jr.



Esses dias me deparei com um tumblr sensacional, o Comic Artist Evolution.

O autor do tumblr está com um trabalho muito interessante de compilar uma imagem de cada ano do trabalho de um artista para mostrar a evolução do traço dele.

É surpreendente o quanto um artista evolui e muda o seu estilo ao longo dos anos.

Quem desenha sabe que esse é um processo em evolução constante que não para nunca. Mesmo quando alguém tem um estilo já consolidado consegue ganhar mais estrutura, mais corpo e tornar seu desenho melhor mesmo sem uma grande alteração na estética final.

Um dos exemplos que eu mais gostei nesse tumblr foi o John Romita Jr. Sou grande fã do trabalho desse quadrinhista e confesso que não tinha a dimensão do quanto o trabalho dele mudou ao longo dos anos.

Filho de um dos grandes desenhistas da Era de Prata dos quadrinhos americanos, quando começou sua carreira ele desenhava de forma muito semelhante ao pai.

Com o passar dos anos é possível sentir influências fortes de Frank Miller nas páginas do Homem-Aranha e do Demolidor.

Aos poucos começa a se revelar o John Romita Jr. que eu aprendi a gostar no trabalho dele, note na sexta e depois a sétima imagem, ambas do Demolidor, repare nas mãos grandes e nos dedos bem retangulares.

Na sequência, imagens oito e nove, vemos o design de personagens bem mais amplos, com uma perspectiva que sempre favorece ombros largos e passa uma sensação que os personagens são grandes demais para caber na página, como o Rei do Crime.

Na imagem do Duende Verde vemos o trabalho de hachura muito característico do autor nos dias de hoje, mas pela sequencia de imagens nota-se que essas hachuras ostensivas consolidam por essa época.

É interessante que um autor que com o tempo passou a “alargar” cada vez mais seus heróis tenha sido um dos autores mais marcantes das últimas décadas no Homem-Aranha, isso porque a maioria dos desenhistas tende a desenhar o personagens mais esguio, com um corpo menos musculoso e mais ágil. Se você comparar a imagem do Aranha levantando o prédio desenhada pelo Romita com a maioria dos desenhos do personagem (nem se fala se pegar a versão Ultimate) verá o contraste.

Como disse, sou grande fã do trabalho desse artista, particularmente do arco que ele fez do Wolverine escrito pelo Millar, ele tem um fundamento realista com uma estilização cheia de retas e hachuras além de um trabalho muito peculiar de perspectiva usada a favor do design das páginas.

Selecionei alguns imagens que eu achei mais marcantes, mas recomendo ver todas as imagens em ordem cronológica aqui.

jrjr

jrjr2

jrjr3

jrjr4

jrjr5

jrjr6

jrjr7

jrjr8

jrjr9

jrjr10

jrjr11

jrjr12

jrjr13