Game of Thrones – 7ª Temp (c/spoilers)

Já adianto que vou ter que abordar spoilers para falar o que eu quero. Então, se não viu o episódio final e pretende ver, volte depois.

 

Eu não sou tão vidrado em GoT como muita gente, eu não gosto dessas narrativas tão abertas e fragmentadas com centenas de personagens com protagonismo, sou mais das histórias curtas e contidas.

Mas eu entendo que seja um fenômeno, que tenha elementos bem atrativos e que tenha algo muito especial ali, afinal todas aquelas pessoas que normalmente não assistem séries assistem GoT.

Tanto que eu tinha a intenção de deixar para ver essa temporada ano que vem, tudo de uma vez antes da próxima, só que fui almoçar dois dias depois do primeiro episódio e tinha alguém por perto falando do episódio, o que deixou claro para mim que seria quase impossível passar sem saber nada e comecei assistir junto com a galera.

Como nessa temporada um monte de personagens já tinha morrido e a história tinha fechado praticamente em uma trama só (a união dos pretendentes aos trono contra o zumbis de gelo) achei que ia ficar melhor.

O problema é que quando tinha um monte de personagens e a história não andava, dava para simular a noção de passagem de tempo na alternância de tramas, agora que os produtores decidiram acelerar para chegar na reta final tomaram tantas liberdades que a história começou a ficar bizarra.

Ir de um reino para outro, a cavalo, com uma comitiva, era algo demorado, muito demorado e, do nada, nessa temporada as pessoas se teleportavam praticamente. Mesmo as mensagens via corvos passaram a ser tão rápidas que geraram várias piadas.

Olha, nesse ponto, eu até nem sou tão chato. Ficou ridículo o episódio 6 onde o grupo do Snow está preso do outro lado da Muralha e em questão de horas cara consegue correr até a muralha, mandar um corvo e trazer o resgate do outro lado do mundo. Mesmo isso eu deixo passar.

Muita gente reclamou que as histórias estão rasas, que os personagens perderam o norte nas motivações e nas emoções, isso porque os produtores estão voando às cegas nessa temporada em que estão sem os livros para guiá-los.

Eu concordo com isso, mas não tinha me incomodado tanto até o episódio 6 quando a Daenerys perde um dragão, que ela considera como filho, e nem sofre por isso porque o Snow, seu boy magia do momento, está vivo.

Agora, de tudo na temporada o que me incomoda mais, que é uma coisa que me incomoda na maioria das histórias, é que tratam o público como idiota.

No episódio 6, logo no começo, apareceu um urso-zumbi, o que deixou claro que se um dragão caísse, poderia voltar como zumbi. Quando o dragão morre, já está claro que ele vai voltar como zumbi, então, por que precisava daquela cena final dos zumbis puxando o dragão e acordando ele?

Isso só serviu para deixar o “grande final” da temporada sem impacto, porque você já está esperando o dragão zumbi fazer algum estrago.

Aliás, o episódio final foi extremamente sem graça e as poucas reviravoltas, como a morte do Mindinho, é um “final feliz” e todo mundo espera finais felizes e a grande potência da série era o inesperado.

Fora que, tem o encontro dos personagens centrais, um grupo de pessoas que querem todos se matar e eles batem um papo e nada aconteceu, era o grande momento de uma reviravolta brusca, o grande momento de mudar o rumo da história e nada.

Eu entendo que não sou o público, não me interessei pelos livros, acho a série bem produzida, mas não me empolga, só que essa temporada não foi só algo que eu não gostei, foi algo com tantos furos que virou aquele novelão que você só quer ver logo o fim pra acabar com o sofrimento.

 

Compre os livros aqui (amazon) http://amzn.to/2gjekpg ou aqui (saraiva)  http://compre.vc/v2/240897c7e02

Veja no youtube aqui