Ícone do site Diletante Profissional

Grupo de estudo de desenhos

Meio sem querer eu acabei percebendo algumas coisas com as playlists do canal no youtube e os posts aqui.



Por mais que eu seja um grande defensor das pessoas fazerem cursos de desenho, procurarem a orientação de um professor (em especial eu sempre indico a Quanta Academia, que foi a escola que eu estudei e que eu posso atestar com segurança a qualidade), não tem como o desenho, a pintura, a arte no geral meio que convida para o autodidatismo.

Isso é basicamente porque o desenho é prática.

Ele tem suas técnicas, às vezes mais do que precisaria, tem suas regras, também muitas vezes mais do que precisa de fato, mas, no fim, o que conta são aquelas horas infinitas trabalhando e desenhando para que suas habilidades possam evoluir.

Tem um limite que um curso pode levar o aluno, assim como eu acredito que á um limite em que se pode chegar sozinho.

Participando de grupos de desenho no facebook eu senti falta de um grupo um pouco mais orientado, um pouco mais estruturado e que fosse um espaço onde as pessoas de qualquer nível se sentissem a vontade para postar seus estudos para receber dicas dos colegas que também estão estudando.

Por isso eu decidi criar no facebook um Grupo de Estudos de Desenho.

A intenção não é ser um curso, nem de longe, principalmente porque eu não estou capacitado para isso (de novo, se você está sentindo a necessidade de um curso, isso é muito positivo, procure algum bom).

A ideia é ser exatamente um grupo de estudos, um grupo de pessoas que estudam desenho, para fins profissionais ou não, se ajudando.

A proposta é ser um estudo livre, mas com uma espinha dorsal.

Semanalmente eu vou postar uma proposta de exercícios e as pessoas vão postando seus estudos dentro dessa proposta.

A ideia é ser um espaço “seguro”, onde todos se sintam extremamente a vontade para postar seus desenhos e as outras pessoas se sintam a vontade para comentar esses desenhos com observações e críticas construtivas.

Para garantir essa segurança, o grupo será fechado e moderado, então somente as pessoas do grupo poderão ver o que foi postado e pessoas com comentários ofensivos ou que postem fora do grupo o desenho de outra pessoa sem permissão serão banidas para garantir ao máximo esse clima em que todos estão a vontade.

Pessoas com todos os níveis de aprendizado e de interesse com o desenho são bem vindas (eu mesmo não sou profissional da área para dar um exemplo), mas, de novo, há uma diferença fundamental entre um grupo de estudos e um curso que é a ausência de professores. Portanto se você sentir em qualquer momento que falta princípios fundamentais no seu desenho, procure um curso.

Resumindo:

Link para se inscrever no grupo https://www.facebook.com/groups/143790142956447/?ref=bookmarks

 

Sair da versão mobile