Laço da Aclimação

Por algum desvio gastronômico, passamos a associar a churrascaria com o rodízio, mas eu sou grande fã daquelas churrascarias antigonas que você pede a peça de carne e ela vem no espeto na sua mesa com alguma guarnição.



O Laço da Aclimação é um exemplo dessas churrascarias clássicas.

Logo na entrada você vê o balcão refrigerado com os espetos e a churrasqueira a todo vapor.

É recebido na mesa por kit de rosetas (um pão francês redondo) com manteiga, cream cheese, vinagrete e farofa (que você pode recusar, porque é um couvert de $5 por pessoa, mas eu aconselho a aceitar, porque é um pão francês bem honesto e ajuda a esperar o tempo da carne na brasa).

O cardápio é relativamente extenso, abrange vários cortes, a maioria indicado para duas pessoas, mas que, como em todos os lugares antigões, essa indicação quer dizer que serve 3 pessoas tranquilamente (é possível pedir para levar a carne que sobra no espeto, então se você está sozinho ou só em dois essa é uma opção frequente). Todos vêm com arroz e uma porção honesta de fritas (as vezes as fritas chegam um pouco encharcadas de óleo, mas outras tantas vezes vêm melhores).

A carne vem para a mesa no espeto, é fatiada para o cliente e volta para a churrasqueira para ficar aquecida e assar um pouco mais.

Apesar de não variar muito meus pedidos, que eu me lembre, já comi lá a paleta de cordeiro, a chuleta, o pintado, o fraldão e o espeto misto.

O cordeiro é maravilhoso. Eu tenho uma relação afetiva com o pintado na brasa, é uma das poucas lembranças de comida da minha infância, é um peixe que fica perfeito no espeto e por anos eu sempre quis comer de novo isso e o Laço prepara esse clássico das churrascarias muito bem.

Acho que até hoje o único espeto deles que eu não gostei foi o misto, pois as carnes têm pontos diferentes e algumas ficam muito secas.

É claro que a casa tem aquela cara de lugar que parou no tempo, os funcionários seculares com uniformes já pálidos de tantas lavadas, mas é bem cuidada e na parte da comida se mantém muito honesta.

Eu evito comer sobremesas nesses lugares porque tudo tende a ser terceirizado e decepcionante, mas se fizer questão, o pudim é bem ok.

Conta: $ 128,70 (duas pessoas, com direito a carne para fazer outra refeição em casa) (julho/2017)

Vale? Sinceramente, é óbvio que não tem o nível do Fogo de Chão, mas eu acho que vale muito mais do que 75% dos rodízios de carne que cobram preços altos por uma qualidade mediana e que só serve você sair passando mal porque quer comer um pouco de tudo. Não estou dizendo que você tem que sair da zona leste para vir até a aclimação comer um churrasco, certamente na sua região deve haver uma churrascaria dessas que envelheceu com qualidade, mas, se faltar referências de boas casas tradicionais, vá no Laço da Aclimação que não tem erro.

Endereço e informações http://www.lacoaclimacao.com.br