Leiteria do Ita

O restaurante Leiteria do Ita é um dos clássicos do centro de São Paulo, desde 1953 o restaurante serve PFs honestos que atualmente custam na faixa dos $18 a $23.



Assim, o centro de São Paulo, apesar das suas belezas, por si só não é um lugar muito convidativo e, algumas regiões são menos convidativas ainda. O entorno do Largo do Paissandu, apesar de estar de frente para a famosa Galeria do Rock, é uma das áreas bem derrubadas de São Paulo. Prédios abandonados/invadidos refletem o estado atual em que o outrora glorioso centro está.

E o restaurante do Ita está em um lugar especialmente abandonado, basicamente ele é o único comércio aberto na quadra e o fato de, naquele ponto escondido da cidade, estar quase sempre com todas banquetas (o restaurante não mesas, só banqueta em volta de um extenso balcão) ocupadas é um atestado de qualidade ou, ao menos, de um custo benefício muito bom.

O Ita é um lugar parado no tempo, mas que ainda funciona bem.

Cardápio imenso com arroz, feijão + alguma coisa, ocupando as paredes, um pãozinho com azeite para receber os clientes, farofa e pimenta nos potes mais improvisados possíveis, sucos em jarras, garçons de jaleco, pudim feito inteiro naquelas formas antigas de avó e servidos em pedaços gigantes.

É o verdadeiro almoço comercial, um arroz um pouco passado, um lago de feijão a uma carne gigante em um prato a parte com fritas ou uma saladinha.

O fato é que a comida do Ita não tem nada de muito especial, a diferença entre ele e muitos botecos é que ele manteve um certo padrão de qualidade que muitos perderam, ele segurou o preço quando muitos dispararam e ele tem o charme do lugar velho e caidão que resiste a qualquer coisa moderna.

É o barato honesto e gostoso para o dia-a-dia.

Conta: $20 almoço com uma milanesa gigante, $5 Pudim e  Suco de laranja por $5 o copo ou $14 por uma jarra (maio/17).

Vale? Sim, se você está passando pelo centro ou trabalha na região é um almoço bem honesto, eu tenho uma certa obsessão por feijão com farofa e pimenta e é um lugar ótimo para atender esse desejo.

Obviamente não tem site, então aqui vai o endereço: Rua Do Boticário, 31 – República  (próx. ao largo do paissandu)- São Paulo – SP  Telefone: (11) 32233845