Midnight Diner: Tokyo Stories

Depois de terminar o Samurai Gourmet a Netflix me recomendou essa outra série japonesa.

Antes de virar uma produção na netflix, a série já foi um mangá, um programa de tv e um filme e agora está com essa temporada curtinha de 10 episódios de 20 minutos.

A série é um drama simplesmente sensacional.

O episódio começa com uma música melancólica e cenas das ruas de Tóquio no final do dia e termina em um cantinho obscuro onde fica o restaurante do master (o personagem sem nome interpretado por Kaoru Kobayashi) e a abertura fecha com a narração onde o personagem explica que o restaurante dele abre da meia noite até as sete da manhã, que tem um único prato, mas que cozinha qualquer coisa que os clientes peçam, desde que ele tenha os ingredientes.

Obviamente que esse horário atrai clientes peculiares com histórias fantásticas. É curioso como os assuntos mais diversos são tratados com muita delicadeza. A série é uma coletânea de contos de extrema sensibilidade e uma dose considerável de humor, eu me cativei de imediato logo no primeiro episódio, com a história de um radialista e uma taxista que tem um final onde você desaba de rir. Aliás, eu diria que se você acha que não tem tempo ou qualquer coisa assim veja só o primeiro episódio porque ele em si já vai ser um exemplo de como a série é fantástica.

Aliás, ao contrário da maioria das séries atuais que tem uma linha narrativa entre os episódios, Midnight Diner é uma série a moda antiga, com os capítulos independentes e sem uma história maior, a ligação entre os contos é meramente o local peculiar onde eles se desenrolam e a presença do master como um mestre de cerimônias da narrativa.

Eu gostaria de ver uma interação entre as histórias, os personagens de uma história como figurantes eventuais em outras, mas isso é um lado meio nerd falando pois não tem nenhum acréscimo prático à história em si.

Além disso, a fotografia das cenas de culinária são excelentes.

Olha, se você considerar o como a obsessão pela história longa dominou o mercado de série, uma série com contos curtos de 20 minutos, que conta histórias com sentimentos profundos de personagens complexos e peculiares e que equilibra bem a melancolia com o humor é uma verdadeira joia rara.

Para o que você está assistindo e dedique vinte minutos a Midnight Diner.

Eu fiz um retrato do master aqui para quem se interessar.

Tem resenha em vídeo da série aqui no canal do youtube.

mid4

midnight_diner_tokyo_stories_netflix

Midnight-Diner-trio