Mugui

As pessoas que são e que visitam São Paulo têm na cabeça que a Liberdade é o melhor lugar para comida japonesa (e que comida japonesa é sushi e sashimi), mas, como morador do bairro, tenho a dizer que muitas vezes é mais garantido ir em restaurantes fora dali do que se arriscar em restaurantes do bairro.



É preciso saber muito bem onde você vai na liberdade, nem todos os restaurantes são bons, alguns são péssimos e muitos são cheios de restrições, como aceitar só dinheiro ou só débito.

Agora, se você está no bairro e quer uma aposta sem muito erro, tem um prédio todo estranho, na Rua da Glória 111, quase na Sé, chamado Food Center. Todos os restaurantes lá são bons, cada um na sua especialidade.

O Mugui é um desses restaurantes.

No primeiro andar do Food Center o Mugui trabalha com a parte quente da comida japonesa, lámen, soba, yakissoba, empanados e por aí vai.

É a típica cozinha de vó, inclusive as senhorinhas japonesas que administram o lugar com muita atenção são bem simpáticas.

Quase sempre peço a porção de guiozas (um dos melhores que eu já comi) e um teishoku (versão japa do PF) de carne com quiabo. Sei que não parece muito japonês, mas o prato (que serve duas pessoas tranquilamente) que vem acompanhado de gohan (o arroz japonês), missoshiro e uma conserva de pepino. É excelente.

Eu gosto muito de pedir um oniguiri, que é uma coisa bem bobinha, um bolinho de arroz com um umeboshi (uma ameixa japonesa) no meio e um pedaço de alga para segurar.

E não pule a sobremesa, um pudim de leite bem levinho com um limão para pingar umas gotas em cima (parece algo pouco ortodoxo, mas experimente pingar o limão no pudim, fica muito bom).

Ah, o chá verde quente é cortesia da casa.

Conta:  $71, duas pessoas (maio/17) e só aceita cartão de débito.

Vale? Muito, um dos melhores custos-benefícios do bairro, não tem sushi e sashimi, é comida japonesa de raiz, bem bom para todos os dias do ano.

Tel (11) 3106-8260
R. da Glória, 111, 1º andar, sala 11
Liberdade – São Paulo – SP