O impossível cavalo de bronze

Outro dia fui no Masp ver a exposição do acervo permanente nos cavaletes de cristal que remetem à origem do museu. Fui na terça-feira, o dia que o ingresso do museu é grátis, agrava que eu fui em um dia do período de férias escolares, ou seja, o Masp estava com lotação máxima e pude apreciar o comportamento do público que visita o museu.

Me irritou um pouco a obrigação que a maioria deles sentia de tirar selfies com os quadros para se bancar de cult nas redes sociais. Também acho meio bizarro quem tira fotos das obras, uma vez que o acervo do museu já está amplamente documentado e é possível achar na internet fotos perfeitas das obras (que obviamente não substituem ver pessoalmente a pintura, principalmente vê-las tão de perto como a exposição propunha).

Dias depois saí esse conto do meu amigo Wagner Willian, o primeiro de uma série de contos inspirados no signo chinês de cada um dos escritores que serão publicados pela Balão Editorial.

Nos primeiros parágrafos do conto, Wagner imediatamente sintetizou minha sensação sobre o público contemporâneo de museus e esse foi o ponto de partida para um texto belíssimo que funciona como uma espécie de compêndio conciso sobre a apreciação da arte.

Na narrativa o leitor conhecerá a história de uma bela estátua de bronze de um cavalo, em um texto curto e profundo que mostra que a arte é mais que resultado visual, que a produção é mais que um trabalho técnico.

Confesso que o conceito de arte, o que ela causa nas pessoas e seu papel social muitas vezes leva a discussões e resultados que pouco me interessam. Sou uma pessoa simples, gosto de certas coisas, desgosto de outras e não entro nesse mérito de análise tão filosófico. E por isso quero recomendar muito esse conto que, sem se perder em filosofias vãs, vai direto ao ponto, foca com precisão na transmissão emocional que move uma obra de arte.

Compre O Impossível Cavalo de Bronze por apenas R$ 1,90 aqui na Amazon ou aqui na Cultura.

 

impossivel

OImpossivelCavaloDeBronze_capa


Inscreva-se na newsletter do site e receba todas as atualizações do site diretamente no seu e-mail.

anuncioamazon