O meu Arquivo X

Não assisti ainda ao primeiro episódio da nova temporada do Arquivo X. Acho que vou esperar fechar a temporada e ver tudo de uma tacada em uma orgia alienígena.

Arquivo X foi a primeira série que eu assisti que parecia oferecer algo a mais. Arquivo X tinha uma história maior que seus capítulos, tinha um mistério, um suspense e uma temática extremamente envolvente para um adolescente impressionável.

Mulder e Scully semana a semana se aventuravam pelo insólito, pelo mito, pelo irreal e pistas eram jogadas pelo caminho, o Garganta Profunda, o Canceroso, o Homem das Unhas bem feita, os clones, os caçadores de clones, o sempre insondável Vice-Diretor Skinner.

É claro que minha principal lembrança da série é o quanto foi uma luta assistir.

Arquivo X era transmitido pela Record em um horário tão misterioso quanto os casos resolvidos pelos agentes especiais em uma ordem tão hermética quanto a conspiração governamental.

Assistir era uma aventura. Deixava o vídeo cassete gravando programado para começar uma hora antes e terminar uma hora depois. Depois no fim de semana pegava a fita e tentava achar o seriado e, aí, era sempre uma surpresa. Às vezes não passaram naquela semana, às vezes reprisaram um episódio aleatório e, se desse sorte, conseguia ver um episódio novo.

E o primeiro filme da série? Arquivo X era um sucesso, então resolveram fazer um episódio grande que fazia inteiramente parte da cronologia para o cinema. Fui na cidade vizinha assistir ao filme e, é claro, não teria como saber se tinha visto tudo que precisava ver para entendê-lo, então achei na internet (discada, precária, disponível só na escola) um resumão em inglês de tudo até aquele momento. Com um baita sacrifício li e fiquei a parte do que estava acontecendo até aquele momento.

No meio dessa luta rolou a série Millenium, também produzida por Chris Carter, e eu adorei essa série também, até mais que Arquivo X, infelizmente só eu gostei e depois de duas temporadas excelentes e uma terceira mais fraca a série foi cancelada sem respostas. Por sorte anos mais tarde Carter conseguiu enfiar em uma investigação de Mulder e Scully algumas respostas para a série com a participação do ator principal.

Perdi totalmente o interesse pela série na época que Mulder se foi, vi o episódio final meio ocasionalmente, sem dar muita bola nem me ofender. Para mim a verdade estava lá fora com Mulder.

Anos depois do fim houve o primeiro retorno da série em um filme relativamente bom, com uma investigação mais ou menos solta dentro da cronologia de uma forma que funcionava como filme e não “ofendia” o cânone estabelecido na TV.

Recentemente decidi rever todo Arquivo X (principalmente motivado pelo fato de estar disponível na Netflix), ainda estou na metade da segunda temporada, ou seja, tem muito chão pela frente.

Rever a série tantos anos depois tem sido uma experiência muito interessante. Primeiro por ver que eu ainda lembro vividamente de alguns episódios que foram muito reprisados como o do assassino serial mutante que se esticava e comia os fígados das vítimas. Segundo por ver o quanto era precário tudo (produção, principalmente a da primeira temporada é uma pobreza sem fim), o quanto a atuação era ruim e, ao mesmo tempo, o quanto ainda é divertido ver aquelas investigações semanais de lendas urbanas e monstros futuristas e o quanto ainda é divertido ver a dinâmica entre Mulder e Scully.

Revendo me impressionou o quanto a história era tensa, o quanto era tudo um terror meio suspense que só não é apavorante porque sabíamos que Mulder, com sua habilidade físicas precárias, seria capaz de salvar o dia.

Sigo forte na intenção de ver toda a série, talvez veja em paralelo os episódios novos assim que fechar a temporada, e fico feliz em ver que ainda consigo me divertir com a história, mesmo com todos os defeitos.

Não vou dizer que é uma série obrigatória e, talvez, quem não teve nenhum contato na época tenha uma série dificuldade em se simpatizar com a história, mas dá para dizer que é uma série que envelheceu relativamente bem e que convida muito os fãs a reassistir.

tumblr_nes826znhl1tga7sqo1_500 x-file xfiles-i-want-to-believe-jpg


Inscreva-se na newsletter do site e receba todas as atualizações do site diretamente no seu e-mail.

anuncioamazon