O Oceano no Fim do Caminho

 

Ouvi O Oceano no Fim do Caminho, sim, eu sei que é um livro, mas, apesar de não ser um hábito no Brasil e de ter pouquíssimos títulos a disposição, no EUA os audiobooks devem ser um grande sucesso pois praticamente todos os livros tem uma versão em áudio lida por um ator ou pelo próprio autor.

Neil Gaiman é um dos autores que tem o costume de “ler” seus próprios livros e olha, tenho que dizer que ele faz isso muito bem e acrescenta uma força especial no livro.

O Oceano no Fim do Caminho, é bem semelhante a maioria dos livros do Gaiman, muito misticismo, criaturas mágicas presas a regras específicas que são estabelecidas no decorrer da história, seres misteriosos extremamente poderosos – apesar de terem uma aparência insuspeita.

Quem já leu qualquer um dos livros dele, ou mesmo os quadrinhos, conhece todos os elementos, sabe o que esperar.

Isso tem dois lado, obviamente. Quem gosta do Neil Gaiman, gosta do que ele escreve, vai ser mais um livro nesse estilo que lhe agrada tanto. Por outro lado, vai ser mais um livro que é sim bem escrito, que tem um bom ritmo, que é, acima de tudo, uma leitura divertida, mas que não oferece nenhuma surpresa.

Um ponto que favorece muito o Gaiman e que está bem presente nO Oceano é uma camada de sentimentos e emoções extremamente humanos e reais que trabalha no decorrer do livro. Para mim, isso é que torna os livros dele interessantes. Essa sensação de medo, angústias e pequenas alegrias que ele transmite por seus personagens são tão reais que você passa a crer inclusive no universo mágico dele.

Nesse livro ele conta a história de um garoto de sete anos que se vê envolvido em uma um despertar de criaturas que não deveriam ser despertas, não por elas em si, mas por outras entidades que surgem para perseguir esse mal. A única esperança dele está nas misteriosa família Hempstock, que mora na fazenda no final do caminho.

Vale a pena? Se você é fã, com certeza, se você gosta de fantasia e nunca leu nada do Gaiman, também é uma excelente opção, fora isso, vale se você tiver em mente que é um livro para se divertir, nada mais que isso.

A edição nacional é da Intrinseca e pode ser adquirida aqui na Saraiva (melhor preço $17,90) ou na Cultura ou na Travessa.

Se o seu inglês for bom, na amazon tem o audiobook pra vender, vale a pena também.

oceano1