Pão de fermentação natural – parte 2: pão de grãos fermentados



No vídeo anterior eu expliquei o meu processo para fazer o fermento que será usado nesse pão.

Se você já tem o fermento pronto é só seguir essa receita que eu aprendi com a chef Mari Hirata

Tem dois livros da chef no brasil esse: https://amzn.to/2PQyZ0m

e esse: https://amzn.to/2QNxalY

Tem uma alternativa que eu não falei no vídeo porque eu não testei. Usar um pouco de fermento biológico, bem pouco e ir observando o tempo que o pão demora para crescer, quanto menos fermento, mais tempo vai demorar e mais sabor vai ter, mas não chega a ter a complexidade do pão com o fermento natural.

 

Receita

150 g de fermento

250 ml de água

300 g de farinha

150g de grãos fermentados (os grãos fermentados são feitos a partir de 300g de grãos [linhaça/chia/quinoa/etc], 300 ml de água e duas colheres de sopa de fermento, guarda na geladeira e a partir de um dia está pronto para uso.)

8g de sal

Eu falo no vídeo como fazer em detalhes, mas basicamente, mistura os ingrediente (menos o sal) e deixa descansar por 20 minutos. Sova com o sal. Espera a massa dobrar de tamanho (6 a 8 horas), tira um pouco do ar e deixa crescer de novo até dobrar de tamanho (2h) assa ou em uma panela por 30 minutos com tampa mais 30 sem ou na assadeira por 35 minutos no forno médio.

Eu sei que a pior parte sempre são as dúvidas que surgem quando a gente está tentando e errando, então deixe nos comentários que eu vou respondendo.