Papéis para aquarela – características gerais, marcas e preços
Compre material de arte aqui https://amzn.to/319Uws6
Compre livros aqui https://amzn.to/2DdjmNk
Depois de testar os principais papéis para aquarela que tem no Brasil gostaria de tecer alguns comentários.
Acho que a primeira pergunta que surge quando a pessoa começa a estudar aquarela é qual a importância do papel e porque vários blocos de papel que são vendidos dizendo que são para aquarela na verdade não servem para pintura.
Para responder isso é importante ver é o tipo de uso que cada um faz da aquarela.
Quando a pessoa vai trabalhar a aquarela com um foco maior na ilustração, no preenchimento de espaços como cores prontas, trabalhando com relativamente pouca água, qualquer papel com uma gramatura superior ao padrão já dá conta.
Ou seja, quando você não está pensando em usar muito aqueles efeitos de transição, fusão e não está preocupado com a formação de manchas para compor a pintura e sim com a combinação de formas, você não precisa de um papel tão bom.
Agora, quando você está pensando em termos de pintura em si, um papel mais caro é vital
Tem três pontos que definem a qualidade do papel:
- a composição dele (o ideal para pintura é 100% algodão, sem celulose);
- a gramatura (para aquarela 300 g/m2 é o ideal, mas dá para trabalhar com um pouco menos, para ter uma noção o papel sulfite tradicional tem 75 g/m2);
- a prensagem
Excelente texto e tirou todas as minhas dúvidas. Comecei com Canson 300g e agora vou comprar o Arches grano fino 300g, me parece ótimo custo-benefício para meu nível de aprendiz na aquarela. Muito obrigado mesmo por compartilhar sua experiência.