Ícone do site Diletante Profissional

Paribar

Comer é a minha religião. Adoro comer bem, em lugares legais e comer em lugares diferentes, com pensamentos e sabores diferentes.


Um dos meus lugares preferidos atualmente é o Paribar no centro de São Paulo, mais especificamente o almoço executivo do Paribar.

O almoço executivo na maioria dos bons restaurantes é uma forma de você conhecer o lugar pagando um pouco menos. Nas minhas férias sempre reservo um tempo (e dinheiro) para peregrinar por São Paulo atrás de almoços executivos em restaurantes que nunca visitei.

No geral esses almoços são modulares e limitados em variações e foi aí que o Paribar me ganhou.

De segunda a sexta, a lousa na frente do Paribar é uma eterna surpresa. A cada dia o chef prepara um cardápio diferente com entrada, prato principal e sobremesa por um preço que oscila na casa dos $35~42 dependendo do que é servido no dia.

Pode parecer caro, mas olha, comer com frequência no Paribar mudou muito os meus conceitos.

Os pratos de lá não são só bons, eles são lindos. Esse menu executivo não é exatamente um PF despretensioso servido em um prato de vó como vários lugares tem feito para dar o ar de retrô moderno. Apesar do ambiente do restaurante ser descontraído, o cuidado com a apresentação de cada prato é muito grande. Louças lindas escolhidas a dedo para cada tipo de prato. Opções que vão do rústico ao moderno mas sempre visualmente lindas.

A comida é sempre equilibrada, sempre boa e sempre diferente. Aliás, isso às vezes pode ser considerado um problema porque já comi coisas lá que eram maravilhosas ao ponto de eu querer comer aquilo sempre, mas que não tem como recomendar e falar: vai lá comer o salpicão de frango que vai mudar a sua vida ou o gnocchi de espinafre ou o sugoli de laranja ou tantas coisas ótimas que eu nunca vou poder recomendar porque elas são um brinde ao cliente que vai e aposta no almoço do dia.

Hoje, às vezes, vou em um lugar supostamente barato e se a conta chega na casa dos 30 reais eu sempre penso: putz, teria comido muito melhor no Paribar. E vamos combinar que nem precisa ser um lugar melhorzinho, tem boteco onde se gasta isso para comer mal.

Outra questão que eu gosto de levantar é que o nível em que a culinária do Paribar é de fato profissional. Tem outros lugares mais simples que tentam pratos um pouco melhores e tudo mais, mas, no geral, a maioria desses lugares oferecem coisas que você poderia reproduzir com mais ou menos facilidade na sua casa. O almoço executivo do Paribar não, ele está em outro nível, é um restaurante profissional de verdade, com comida que você só acha em um restaurante nesse patamar.

Para delimitar melhor, o cardápio do Paribar é contemporâneo, puxado um pouco para o italiano com massas frescas excelentes, tem um menu enxuto, uma boa carta de drinks e, vale lembrar sempre, com um Brunch à la carte muito bom aos fins de semana que conta com um belo menu de ovos.

Você pode ir qualquer dia, mas de novo, eu recomendo muito o almoço executivo, você não vai encontrar nada igual, nem no próprio Paribar.

Serviço: O Paribar fica no centro de São Paulo, próximo aos metrôs Anhangabaú e República na Praça Dom José Gaspar 42 (atrás da biblioteca Mário de Andrade). Confirme os horário no site ou na página do Facebook.

 


Inscreva-se na newsletter do site e receba todas as atualizações do site diretamente no seu e-mail.








 

Sair da versão mobile