Quando se tem um site como esse, com postagens frequentes, naturalmente cria-se a tendência de guardar assunto. Eu tenho alguns livros, filmes e ideias para crônicas que eu deixo na manga para quando falta um assunto mais “urgente”.
É claro que nessa empolgação você acaba deixando para trás textos importantes. Pra mim esse foi o caso do Pílulas Azuis.
Li essa HQ ano passado, na empolgação de ver o material da Nemo que estava todo disponível no Social Comics, gostei muito o material, mas não resenhei.
Essa HQ europeia entrou em várias das listas de melhores HQs de 2015 com muita razão. Nessa história autobiográfica o autor narra de forma muito sincera a situação delicada que ele vive após conhecer e se apaixonar por uma garota HIV positivo que tem um filho pequeno que também tem a doença.
Pílulas Azuis é uma história de amor maravilhosa, daquelas que nos faz se colocar no lugar do personagem, pensar no quanto desconhecemos essa doença que é a AIDS e o quanto essa ignorância torna difícil seguir o caminho do autor de se aventurar em um amor que pode lhe custar a vida.
Veja, existe uma tendência desse tipo de narrativa ser “educativa” ou “panfletária” e se perder colocando tudo em função de uma “moral da história”, mas não é o caso. Frederik Peeters contou uma história de amor linda, honesta, cheia de pequenas tensões cotidianas.
Aliás esse é um dos motivos que o título é tão certeiro, a honestidade torna muito difícil terminar e dizer que a história é ruim, é muito difícil não se identificar, não se colocar no lugar do personagem.
O desenho feito com pincel tem muito charme e fluência. E, por mais que possa não ser considerado um desenho virtuoso, é um traço com potência o suficiente para criar cenas belíssimas, cheias de expressividade e pequenas pérolas como a metáfora visual da estupenda cena do rinoceronte.
Da safra de boas HQs que a Nemo e outras editoras despejaram em 2015, Pílulas Azuis pode não ser a melhor por esse ou aquele critério, mas é uma HQ imperdível pela beleza, pela delicadeza e pela franqueza.
Compre Pílulas Azuis na Amazon, Cultura, Saraiva e Travessa ou leia na Social Comics.
Inscreva-se na newsletter do site e receba todas as atualizações do site diretamente no seu e-mail.