Savana de Pedra

Quinta começa a CCXP e se tem uma HQ que você precisa comprar é Savana de Pedra com arte do Tainan Rocha e do Wagner Willian e roteiro do Felipe Castilho.

Quem como eu está acompanhando o trabalho do Tainan desenhando HQs sabe que ele tem um desenho impactante, com uma arte-final pesada, orgânica, violenta.

A arte dele chama atenção e, sem dúvida, esse é o melhor trabalho dele até agora.

Quando a gente pensa em um quadro, uma ilustração, até um certo ponto tudo é válido. Você dedica um tempo para ver a ilustração, para apreciar seus detalhes e a compreensão não precisa ser imediatista (salvo algo publicitário). Mas as histórias em quadrinho são uma linguagem a parte, mesmo uma história muda tem que ser lida. A arte não tem que ser só bonita, simbólica, potente, ela tem que tem que passar uma mensagem clara, ela tem que contar uma história.

Nesse ponto Tainan se encontrou muito. Nessa HQ praticamente composta de quadros regulares, com tudo em ordem e um desenho sólido e estruturado a arte-final de pinceladas vigorosas do artista cresceu, não só em termos de composição visual, mas na sua facilidade de compreensão.

Ajuda muito também a HQ ser em preto e branco com algumas marcações bem precisas de vermelho, a cor não está ali a toa para preencher um vazio – até porque essa arte pesada não deixa vazios apenas respiros – cada mancha está lá para dizer a coisa certa no momento certo.

Dividindo a página, criando um paralelo do urbano e do selvagem, da arte violenta com um realismo selvagem estão os quadros vivos de Wagner Willian que amarram essa história não só visualmente no seu decorrer mas como parte essencial do roteiro na crítica final.

Tudo isso convergiu perfeitamente para essa nova HQ focada na questão que se incendiou em 2012 e não tem perspectiva para parar, que é o embate entre manifestantes e a força policial.

Essa questão tem tantos ângulos que cada nova manifestação abre um leque de discussão infinito. Em Savana de Pedra vemos um paralelo entre o que ocorre nas ruas e o que a imprensa cobre.

Não erre, compre na CCXP por R$ 34,90 essa HQ publicada pela editora Alto Astral

Compre também as outras HQs do Tainan aqui e do Wagner aqui

savanacapa savana2 savana