Seconds de Bryan Lee O’Malley (Repeteco no Brasil)

Recentemente a Quadrinhos na Cia. anunciou que lançará a nova HQ de Bryan Lee O’Malley, o mesmo autor do bem sucedido Scott Pilgrim.

UPDATE: A versão nacional já saiu com o título de Repeteco. Compre na Amazon, Saraiva ou Livraria Cultura

 

Eu gostei de Scott Pilgrim na época, gostei do filme, não fui daqueles que pirou e achou essa a melhor HQ de todos os tempos, mas tinha muitas coisas boas ali que compunham uma narrativa bem curiosa que meio que tirava leite de pedra, arrancando uma boa história de uma personagem relativamente vazio e perdido que não faz nada da vida. De quebra Scott Pilgrim meio que funcionava como A HQ da geração Y.

Então, nada mais justo do que a HQ seguinte do autor receber muita atenção.

De cara eu adianto que se você espera encontrar outro Scott Pilgrim, provavelmente vai se frustrar. Um dos grandes charmes da HQ anterior era o uso da linguagem dos videogames (algo que foi bem transposto para o filme) que culminava nos combates com os ex-namorados da Ramona Flowers e daquela pós-adolescência com as pessoas a deriva.

Seconds de certa forma é a próxima etapa da vida, conta a história da jovem chef Katie, bonita, bem sucedida, sócia de um restaurante de sucesso e em vias de abrir um novo restaurante.

Os videogames e a ação foi deixada de lado e substituídos por problemas cotidianos como lidar com construtores, com funcionários de personalidades distintas e romances frustrados por atitudes que mostram que a personagem é um pouco mais madura, mas ainda não completamente.

Uma das coisas interessantes em Scott Pilgrim era que ele não tinha a pretensão de ser uma história sobre a transição da adolescência para a vida adulta, ele é o retrato de um ponto estagnado, a transição talvez chegue depois de tudo aquilo, mas não faz parte da narrativa. Já Seconds parte de um ponto a frente, a transição criança/adulto já rolou antes da história e essa é a vida que vem depois.

Agora, o motor dessa narrativa é um cogumelo misterioso que Katie encontrou com um caderninho que dizia para ela anotar o erro dela, comer o cogumelo e acordar renovada. O cogumelo mágico que permite que ela altere o passado de uma forma imprevisível é deixado por uma garota misteriosa que aparece em cima da cômoda de Katie.

Olha, resumindo, vou dizer o seguinte: Seconds é bem legal, o desenho é ótimo – dentro daquele estilo já consolidado em Scott Pilgrim – mas não é tão inovador e diferente, é uma HQ com um quê de sessão da tarde, uma excelente sessão da tarde – que aliás tem tudo para virar um filme excelente.

Quem não quer esperar a versão da Cia.  já quiser comprar em inglês, tem Seconds a venda na Cultura e na Amazon.

Quem não leu Scott Pilgrim, recomendo muito e tem  a coleção completa com os três volumes na Cultura, Amazon e Saraiva.

seconds seconds_3

Seconds_Cover



Inscreva-se na newsletter do site e receba todas as atualizações do site diretamente no seu e-mail.

anuncioamazon