The Ghost Busters

Ainda não vi a nova versão dos Caça-Fantasmas, mas, graças ao filme, a internet e uma cadeia de eventos, descobri uma história fascinante que reescreveu minha infância e gostaria de compartilhar.

Tudo começou com o Honest Trailer do Ghostbusters 2, esse aí embaixo.


No final desse trailer tem uma imagem de uma série antiga com atores chamada The Ghost Busters, que era protagonizada dois caça-fantasmas e um gorila.

F05-05

ghostbusters

LechlersStorela


Se você tem menos de 30 anos, provavelmente essas imagens não fazem sentido algum para você. Se você está na faixa dos 30 a 40 deve lembrar com mais ou menos fervor disso aqui


Eu gostava muito desse desenho então imagina o choque ao descobrir que isso tinha sido uma série com atores! Com direito ao gorila e tudo!!

Então comecei a pesquisar e montar a cronologia dessa história que ficou completamente bizarra com os fatos que eu descobri nesse artigo que eu vou resumir e traduzir abaixo.

Em 1975 a Filmation fez essa série cômica chamada The Ghost Busters (com o nome separado). Era uma comédia bem pastelão, com muito humor físico, efeitos tosquíssimos e uma pessoa vestida de gorila sobre caçadores de fantasmas (dá para ver alguns episódios inteiros no youtube, é bem interessante porque parte do humor que tem ali é bem característico dos desenhos animados).

Em 1984 a Columbia lançou o Ghostbusters (tudo junto) nos cinemas e, para não ter problemas, pagou para a Filmation U$ 500 mil e prometeu 1% dos lucros do filme pelo o uso do nome.

Ghostbusters foi um sucesso gigantesco, faturou U$165 milhões e se manteve como o filme de comédia de maior arrecadação até ser desbancado por Esqueceram de Mim.

Com isso a Filmation esperava receber um bom valor para completar a cessão do nome, mas a Columbia se valeu de uma contabilidade criativa que demonstrava que o filme deu prejuízo.

Em retaliação a Filmation, que nos anos 80 estava focada nos desenhos animados, lançou em 1986 esse desenho que eu adorava e que agora eu descobri que era uma adaptação direta da série deles.

Então a Columbia lançou seu contra-golpe, um desenho animado chamado The Real Ghostbusters, derivado diretamente do filme deles.

Como a Columbia tinha mais dinheiro e advogados e o seu desenho durou sete temporadas enquanto o da Filmation teve aquela única temporada que o SBT reprisou exaustivamente e que eu adorava assistir.

Nessa guerra a Columbia tentou vários golpes jurídicos, inclusive uma acusação absurda de racismo alegando que a Filmation estava usando a história do filme e tinha transformado o personagem de Ernie Hudson em um gorila, tentando passar por cima do fato de que o gorila era um dos protagonistas da série original.

Enfim, não que isso mude a vida de ninguém, mas como eu adoro essa profusão de informações e descobertas que a internet nos proporciona, queria compartilhar aqui.

ghostbusters