THE NATURAL WAY TO DRAW – exercício 19 – a cabeça

Compre livros e seus materiais de desenho e arte aqui https://amzn.to/31M0tvC

Ajude o site enviando um pix para contato@diletanteprofissional.com.br

Inscreva-se para receber a newsletter https://www.getrevue.co/profile/oliboni


Esse é o décimo nono exercício da série de exercícios do livro do Kimon Nicolaides.

No primeiro post eu falei sobre quem é Nicolaides e qual a linha de pensamento do livro. Se você não viu esse post ele o ponto de partida. Veja aqui.

Veja os cronogramas de exercícios aqui.

Você pode ver todas as postagens sobre o livro aqui nessa tag.

Exercício: o exercício é idêntico aos anteriores mas com ênfase na cabeça. Você vai pegar qualquer um dos tipos de exercício que já foram apresentados como contorno, contorno cruzado, peso modelado, gestual, as versões com caneta ou aquarela, e, seguindo as instruções do exercício específico, vai executá-lo focando na cabeça, pescoço e parte dos ombros para dar sustentação.

Objetivo: a cabeça é um elemento-chave no corpo humano. Ela é o centro das atenções em qualquer figura e é repleta de elementos internos complexos a serem estudados. O importante aqui é não pensar a cabeça como algo diferente de qualquer outra parte do corpo ou de qualquer outro objeto pois isso pode confundir. Outra questão importante é não se preocupar se o desenho vai ficar parecido ou não, pois isso não importa nesse momento. Você está fazendo um estudo de uma cabeça e não um retrato. O autor até sugere que não se faça retratos de pessoas da sua família ou que você conhece para evitar cobranças de que tem que ficar parecido.