THE NATURAL WAY TO DRAW – exercício 22: parte da forma

Compre livros e seus materiais de desenho e arte aqui https://amzn.to/31M0tvC

Ajude o site enviando um pix para contato@diletanteprofissional.com.br

Inscreva-se para receber a newsletter https://www.getrevue.co/profile/oliboni


Esse é o vigésimo exercício da série de exercícios do livro do Kimon Nicolaides.

No primeiro post eu falei sobre quem é Nicolaides e qual a linha de pensamento do livro. Se você não viu esse post ele o ponto de partida. Veja aqui.

Veja os cronogramas de exercícios aqui.

Você pode ver todas as postagens sobre o livro aqui nessa tag.

Exercício: esse exercício é um prolongamento do exercício 7 (desenho modelado). Depois de fazer um desenho modelado da figura como um todo, você deve escolher uma parte da pessoa desenhada e focar exclusivamente nessa parte. A ideia é pegar um trecho do corpo (uma mão, um pé, o ombro etc) e fazer um desenho grande dele buscando o entendimento do “peso” da parte com aquela marcação em que você acompanha o volume da figura e vai escurecendo as áreas mais distantes e deixando mais claro as áreas mais próximas do seu olhar (primeiro plano). A ideia é fazer esse desenho o maior possível, dedicar uma folha inteira só para essa parte do corpo escolhida.

Observação: esse bloco do livro é sobre detalhes. Sobre como quando você vê um barco chegando ao longe ele tem uma forma clara que vai ficando mais definida e rica conforme se aproxima, ou, de forma inversa, um sabonete esculpido como um animal vai ficando com menos detalhes conforme se usa, mas mantém sua forma básica. O aprendizado do desenho segue no mesmo sentido. O entendimento do geral e dos detalhes.