Faça suas compras na amazon por esse link https://amzn.to/2Y1Qq4P
Esse é o terceiro exercício da série de exercícios do livro do Kimon Nicolaides.
No primeiro post eu falei sobre quem é Nicolaides e qual a linha de pensamento do livro. Se você não viu esse post ele o ponto de partida. Veja aqui.
Veja os cronogramas de exercícios aqui.
Você pode ver todas as postagens sobre o livro aqui nessa tag.
Objetivo: treinar a observação dos contornos e a conexão entre o olho e a mão
Materiais: lápis 3B, com a ponta apontada fina e papel barato (sempre 1 desenho por folha). Não usar borracha até o exercício 28
Observações: segundo o autor esse exercício surgiu da dificuldade de alguns alunos de compreender o exercício de contornos. Particularmente eu acho esse exercício bem mais interessante, pois ele é um exercício de percepção de volumes.
Exercício: o mecanismo é semelhante ao exercício 1. Olho fixo na referência, sem nunca olhar para o papel, escolhe um ponto na referência, posiciona o lápis e a diferença é que em vez de seguir o contorno você vai com o lápis para o lado oposto do contorno tentando seguir uma linha invisível de volume. É meio difícil de explicar em texto, é mais fácil entender visualmente no vídeo. No livro o autor usa um conceito interessante para explicar. Imagine um barril, o barril tem aqueles anéis que circundam ele. O que será desenhando nesse exercício é exatamente esses anéis, aquela curva que marca o volume da figura, só que diferente do baril, nas referências esse anel é imaginário.
Em via de regra você pode pensar essas linha na horizontal, mas dependendo a posição da figura, é mais fácil compreender essas linhas em outros ângulos, o importante é sentir que você está seguindo o volume da figura de um ponto a outro do contorno do objeto.
Site para poses https://line-of-action.com/practice-tools/figure-drawing/
https://www.quickposes.com/en/gestures/timed (esse site dá para programar melhor as poses e dá até um certificado quando você completa 10 horas)