THE NATURAL WAY TO DRAW – exercício 4 – gesto potencial

Faça suas compras na amazon por esse link https://amzn.to/2Y1Qq4P


Esse é o terceiro exercício da série de exercícios do livro do Kimon Nicolaides.

No primeiro post eu falei sobre quem é Nicolaides e qual a linha de pensamento do livro. Se você não viu esse post ele o ponto de partida. Veja aqui.

Veja os cronogramas de exercícios aqui.

Você pode ver todas as postagens sobre o livro aqui nessa tag.


Objetivo: treinar a observação dos gestos e do movimento das figuras

Materiais: lápis 4B ou 6 b, com a ponta grossa e papel barato (sempre 1 desenho por folha e vai ser feito centenas de desenho, então use o papel mais barato que achar, frente e verso). Não usar borracha até o exercício 28

Observações: o autor fala muito no prelúdio desse exercício sobre a importância de compreender primeiro o gesto, a intenção, o movimento e por último a forma. É uma visão um tanto poética, mas tem lá seu sentido quando se pensa em termos de que o mais importante é comunicar algo com o desenho

Exercício: o exercício é idêntico ao exercício 2, uma série de poses rápidas, um desenho de linha contínua ágil, sem a necessidade de ter um sentido em si, sempre focando no gesto e no movimento e não na forma. A diferença é que nesse caso você não vai desenhar o que está vem e sim o próximo passo do modelo. Toda pose de ação tem uma ação seguinte em potencial. Se a pessoa está com uma perna para trás ela pode vir com um chute para a frente, se está segurando um taco de golfe pode torcer o corpo e bater em uma bolinha. É esse próximo movimento que você tem que imaginar e reproduzir.

Site para poses https://line-of-action.com/practice-tools/figure-drawing/

https://www.quickposes.com/en/gestures/timed (esse site dá para programar melhor as poses e dá até um certificado quando você completa 10 horas)