This one Summer

Já foi anunciado pela Jupati a publicação dessa premiada HQ produzida por duas primas canadenses Mariko Tamaki e Jillian Tamaki.

Estou há dias com esse post começado, o fato é que a HQ não me causou um grande impacto. É uma típica história de “dissabores da classe média” – expressão com a qual o escritor Carlos H. Cony autodefini seus romances – e eu até gosto disso, mas acho que essa história em específico não me pegou tanto quanto outras.

Tudo nela é certinho, conta a história de duas amigas pré-adolescentes em um típica cidade litorânea de veraneio no mês de férias com a família.

Entre o tédio, as horas na água e alguns filmes de terror assistidos escondido dos pais as garotas acompanham um distanciamento dos pais de uma delas, um romance entre um garoto que trabalha no mercado e uma garota que possivelmente está grávida dele.

É interessante que a narrativa passa por questões bem pesadas mas com o distanciamento do olhar das garotas que tanto não encontram abertura nos adultos para lhes contar a realidade quanto não têm ainda a  maturidade para compreender as partes da história que pegam no ar.

O desenho funciona bem, é bem orgânico, bem fluido, com uma ou outra cena de destaque.

Como eu disse, não é uma história que me pegou, mas  é um boa história.

thisone

this-one-summer_0

this-one-summer-2