Ícone do site Diletante Profissional

Uber vs Cabify vs Easy vs 99 e o Clube Easy de Desvantagens – Qual a melhor opção para são paulo?

Eu sou um usuário frequente de táxi.

Moro no centro, vou a pé para o trabalho então não faz sentido financeiro para mim ter um carro que me custaria em manutenção, combustível, impostos, estacionamentos, desvalorização e os demais riscos que o veículo exige.

Na área central de São Paulo, onde a condução pública é relativamente confiável e rápida (infelizmente o restante da cidade sofre muito nesse aspecto), acho meio inviável ter um carro e várias pessoas já fizeram cálculos diversos que mostram que o uso do táxi, mesmo que frequente, pode sair mais barato para uma determinada distância.

Eu não gostava de pegar táxi antes dos aplicativos, tinha que andar com dinheiro, tinha a incerteza de quanto ia dar a corrida, se o dinheiro seria suficiente, mas, desde que surgiram os app e desde que eles implantaram a opção de pagar direto pelo aplicativo, passei a usar muito mais os táxis.

Como já testei bastante os principais serviços, vou fazer uma avaliação geral e um balanço dos pontos positivos e negativos de cada um na minha experiência de uso.

Uber

Essa gigante chegou no Brasil e mudou completamente a configuração do serviço de táxi. Colocou os carros particulares e abriu a discussão do preço do táxi e do serviço prestado.

No começo o Uber era sinônimo de bom atendimento, servindo água, bala, oferecendo para regular o ar condicionado. Depois vieram as categorias Pool e X que tinham preços às vezes melhores que de uma integração ônibus/metrô.

Eu usei muito Uber de todas a modalidade.

Passada a modinha é o app que eu menos uso. Eu não gosto do aplicativo, acho que ele tenta intuir demais o que você quer e acaba atrapalhando. No geral os carros da categoria X, que é a mais barata, são ruins. E, a questão do preço no Uber é muito relativo, o chamado preço dinâmico acaba muitas vezes deixando uma corrida curta extremamente cara.

Agora, não há dúvidas, o Uber é o que tem a maior quantidade de carros, portanto você vai esperar menos e, quando tem algum problema, o atendimento da Uber é muito rápido. Você manda um e-mail e em questão de horas eles resolvem tudo.

Já tive até minha conta clonada por um chinês (fazendo corridas na china mesmo!), com uma cobrança absurda e a Uber estornou tudo sem problemas.

Cabify

Pra mim a cabify é a última opção de app. O preço da cabify é maior que dos outros app, eu não gosto muito da tecnologia do app que no geral enrosca muito no android, a opção de ligar para o motorista não funciona e, mais importante, não tem atendimento.

Eu tive dois problemas com o cabify. Em ambos abri chamado e não houve resposta. Em ambos abri disputa no paypal e não houve resposta.

O mais curioso é que depois de 15 dias de espera pelo atendimento, fiz uma reclamação no reclame aqui e resolveram minha situação em questão de horas.

Tudo bem, resolveram, mas acho inaceitável uma empresa não atender pelos seus canais oficiais. Isso deixa o cliente completamente a mercê deles na hora dos problemas.

Eu até desinstalei o app e quando eles mandam uma promoção muito boa eu reinstalo só para a promoção e depois desinstalo.

Por outro lado, parece não faltar carro para o Cabify, nunca esperei muito por ele.

Easy e o Clube de Desvantagens

A Easy tá no mercado desde o começo dos app aqui no Brasil, era de se esperar que a essa altura a empresa estivesse estabilizada, mas não é o caso.

O app tem vários erros (chatinhos mas nada grave), mas, o problema principal é algo muito básico: não tem carros.

A Easy começou a fazer várias promoções e lançou um Clube onde você paga uma mensalidade e recebe praticamente o dobro do valor de volta em descontos.

O problema disso é que você não quer perder o dinheiro investido na mensalidade e quer usar o Easy para ter o desconto, daí você fica refém do app.

Como eu disse eu moro em uma área central e eu já cheguei a ficar 40 minutos tentando pedir as diversas modalidade que o app trabalha (carro particular, táxi, táxi com desconto e táxi preto). Sempre você fica um tempão recebendo mensagens de que não tem carro ou passam sua corrida para um carro que está a 12 minutos de distância (nem me importaria de esperar, mas é cruel fazer o cara dirigir doze minutos para depois fazer em uma corrida de 5 minutos).

Pra não dizer que era alguma chatice minha, por um mês eu tentei todos os dias pedir todas as modalidade de manhã ou de tarde. Pedia, recebia a mensagem de que não tinha carro ou recebia um carro muito longe  e acabava optando pelo ônibus mesmo ou por outro app.

Mandei vários e-mails para eles reclamando e ao longo dos meses a resposta era a mesma de que estavam investindo e os resultados eram os mesmos, nenhum carro.

Outro problema é que o app não retém sua opção de promoção. Então você está lá tentando várias vezes e em uma delas esquece de ativar o desconto pelo qual você já pagou no clube, você perde o desconto. Isso aconteceu comigo, fiz a corrida e manda uma mensagem pedindo a gentiliza deles aplicarem o desconto porque depois de 40 minutos de espera e várias tentativas foi um erro não ter ativado o desconto que existia.

A resposta deles, que até foi rápida, foi que eu não coloquei o desconto então perdi. Sobre isso, eu penso assim, eu estava errado, mas o app me induziu ao erro. Nesse caso o valor foi baixo, mas é interessante saber que se tiver um problema com um valor maior a easy não vai ajudar.

Nesse ponto do atendimento, eles até respondem com uma certa rapidez, coisa de um ou dois dias, mas a empresa foi comprada recentemente pela Cabify, então corre o risco do atendimento deteriorar e ficar igual ao péssimo atendimento do Cabify.

O app pode até ser uma alternativa e pode até valer quando tem uma ou outra promoção, MAS o clube é uma cilada gigante, porque você fica refém de um serviço que não funciona e que aparentemente nunca vai funcionar, porque está desde o começo no mercado e não tem carro.

99

Também entrou no mercado junto com a Easy, se transformou quando entrou a Uber acrescentando a opção de carro particular.

No fim, os apps de táxi são como os serviços de telefonia, não tem exatamente o melhor, tem o menos pior e, em todo o meu uso, a conclusão que eu cheguei é que a 99 é o menos pior

A 99 tem a base boa de motoristas, tanto no táxi quanto no carro particular que eles chamam de POP, e nunca me deixou na mão. (eles tem até um esquema de mandar um carro de uma categoria melhor do que você pediu pelo mesmo preço para não deixar o cliente sem carro)

O app da 99 pra mim é o melhor. É o que dá menos problema e tem, no geral, o menor preço no POP e alguns descontos razoáveis no táxi normal.

O atendimento da 99 é ok. Eles tem um telefone, mas é algo insano, 40 minutos cravados para ser atendido ouvindo um jingle irritante que diz que com o 99 é rapidinho. Mas respondem e-mail até que rapidamente e, por mais que às vezes tenham demorado com a solução, nunca me deixaram no prejuízo.

Conclusão:

Na minha experiência eu acho que vale sempre a pena aproveitar primeiro as promoções e descontos e volta e meia um dos app está com uma campanha excelente, já perdi a conta do tanto que andei de graça pulando de app para app.

Agora, na falta de uma promoção, em São Paulo, na minha experiência como usuário, o 99 é melhor app, seguido pelo Uber e, se não tiver outra opção o easy e o cabify, e, no caso do easy, se for pegar por alguma promoção, lembre-se de não deixar para última hora, porque a média para conseguir um carro é de 30 minutos para mais e, muitas vezes, você vai preferir deixar a promoção de lado só pra não passar por isso.

Essa é minha experiência em SP, conta aí nos comentários seu ranking dos app em sp ou na sua cidade.

 

Se preferir tem a versão em vídeo dessa análise:

 

Sair da versão mobile