Winsor McCay

Compre livros com desconto aqui https://amzn.to/2BHsh7d

Compre livros do Winsor McCay

Ao ler Boulevar dos Sonhos partidos (compre aqui https://amzn.to/2WQa1T4 leia a resenha aqui), um personagem me chamou muito a atenção, um pioneiro da animação que na HQ é chamado de Winsor Newton (uma marca famosa de materiais artísticos, aliás). Como esse Winsor é uma referência direta a Winsor McCay, um artista brilhante, achei justo fazer um vídeo sobre ele para a minha série sobre artistas que valem a pena serem estudados.

Abaixo seguem minhas anotações dos pontos chaves sobre esse artista, mas para a análise completa você precisa ver o vídeo ou ouvir o áudio desse post.

Zenas Winsor McCay (c. 1866–71 – July 26, 1934) (EUA/Canadá) – pseudônimo Silas

“Eu simplesmente não conseguia parar de desenhar tudo e qualquer coisa”

Desenho detalhado e habilidade de desenhar de memória desde cedo.

O pai o mandou para um curso de administração, mas ele faltava sempre, pegava o trem para outra cidade onde ganhava dinheiro fazendo retratos em um dime museum, um museu de atrações populares.

Teve aulas de desenho e perspectiva geométrica com
 John Goodison, um artista e geógrafo que o incentivou a trabalhar com cores.

Trabalho com publicidade, cartazes, pintura, retratos até começar a trabalhar para jornais.

Em 1903 começou a desenhar uma tira George Randolph Chester chamada A Tale of the Jungle Imps by Felix Fiddle.

Primeira tira popular Little Sammy Sneeze. Depois Dream of the Rarebit Fiend que foi a base para a tira mais famosa Little Nemo (1905 a 1911) – continuidade, uso diferenciado de painéis, estilo art nouveu (Mucha).

Um dos pioneiros da animação, algo que derivou da sua obsessão por desenhar e de uma suposta aposta com George McManus que disse que ele não conseguiria fazer desenhos o suficiente.

Fez animações impressionantes do seus personagens, inclusive do Little Nemo. Em um dos filmes há uma imagem dele em uma sala repleta de papel e toneis de tinta.

Se apresentava em teatros vaudeville (teatros de variedades). Fazia uma mistura de desenho ao vivo com uma interação com as suas animações. A mais famosa é Gertie, o dinossauro.

Animações com cenários detalhados desenhados um a um.