Yashiro

Até hoje não encontrei nenhum restaurante japonês que eu goste mais do que o Yashiro.



Esse restaurante bem tradicional, localizado em pinheiros, próximo ao largo da batata, que ficou muito mais acessível depois que a linha amarela do Metrô chegou à sua porta, é o meu parâmetro de bom sushi.

O restaurante trabalha com um esquema de buffet ($75 durante semana e $95 aos fins de semana) e também possui o a la carte para os clientes mais especializados que sabem bem o que querem.

Eu sempre vou com o buffet e sempre é maravilhoso.

Um dos destaques para mim, sem dúvida, são as deliciosas ostras frescas, servidas com um molhinho excelente, super equilibrado. Sou apaixonado pelo tempero simples do molho de ostras deles.

Aliás tempero é a palavra chave aqui.

O arroz dos sushis do Yashiro tem um sabor ótimo, sem aquele excesso de acidez que se encontra em muitos lugares que passam da mão. Os sushis tem uma pitada de wasabi, como pede a tradição, para equilibrar e realçar o sabor. Eles não ficam apimentados demais, mas se, você não gostar de forma alguma pode pedir que eles fazem algum sem o wasabi.

Tudo lá é feito com muito rigor e cuidado e o resultado sempre é excelente.

O balcão é comandado só por japoneses de 3 gerações diferentes, que abastecem com rapidez o buffet, atendem o a la carte e ainda fazem os melhores temakis que eu já comi conforme os clientes pedem.

Quem conhece um pouco mais da culinária japonesa já deve ter ouvido falar de nato, os grãos de soja um pouco fermentados, e o meu temaki preferido, que eu só encontro no Yashiro, é o temaki de nato com uma folha de shissô (uma folha que tem um sabor parecido com o de uma hortelã). Outro temaki excelente é o salmão spicy, apimentado na medida certa e com um pouco de ovas.

Aliás se você gosta de ovas, sempre tem um conjunto maravilhoso, bem colorido de sushis de ovas, além de uma boa seleção de peixes da estação que vão além do salmão e do atum.

Além de tudo, o restaurante mantém a simpática tradição de servir chá verde quente como cortesia.

Se você gosta de comer sushis e sashimis, o Yashiro é daqueles lugares que, sem dúvida, não vão decepcionar.

Conta: $165 (duas pessoas, durante a semana) (julho/17)

Vale? Muito, é um restaurante tradicional que trabalha bem e de forma muito honesta. Poucas casas japonesas de São Paulo são tão confiáveis e têm tanta qualidade e como o Yashiro. Na próxima vez que tiver vontade de um japonês, vá até lá e descubra um outro padrão de buffet