Damages

Sopranos teve vários “filhos” criativos, um deles é a impactante série Damages.

Trata-se de uma série relativamente curta (5 temporadas de 10 episódios) que terminou -muito bem – em 2014 e vai deixou saudades.

O elenco contava com ninguém menos que Glenn Close e Rose Byrne e participações brilhantes de Ted Danson (com um personagem fantástico que é o antagonista das três primeiras temporadas) e John Goodman (também absurdamente surpreendente na 4ª temp) – ou seja, as atuações são grandiosas, muito a acima da média dos seriados.

A história é um thriller jurídico – na linha dos livros dos tempos áureos do John Grisham – com um twist narrativo que deixa tudo mais tenso: a história é contada do começo para o fim e do fim para o começo simultaneamente.

Close faz a advogada Patty Hewes que apenas pega casos milionários tentando obter reparação financeira para pessoas que sofreram algo na mão de esquemas de ricos e poderosos.

As primeiras temporadas são mais para construir as personagens, mostrar do que Patty é capaz e como sua assistente Ellen (Byrne) é arrebatada no meio disso tudo a ponto de ter sua vida completamente revirada de cabeça pra baixo. Nelas Patty lida com ações envolvendo grandes corporações e esquemas de Wall Street. A quarta temporada já trata da questão das empresas terceirizadas usadas pelo governo americano na guerra no oriente médio e a quinta é centrada em um caso envolvendo uma versão do caso do Wikileaks.

A série não segue a linha da maioria das histórias jurídicas (um caso por episódio), trabalha um grande caso por temporada e as cinco temporadas fecham a história de Ellen Parsons e seu envolvimento complexo com Patty em uma trama suja, sangrenta e chocante do começo ao fim.

Vale muito a pena ver a série, não só pelas atuações e a trama, mas também pela direção de fotografia que criou uma estética visual muito boa para a série e pela direção geral dos episódios, que não tem enrolação, tem cortes certeiros e ritmo perfeito.

Damages, sem dúvidas é uma daquelas séries que envelhecerão muito bem e ainda merecerá ser descoberta por vários anos.

damages_promo1
damagesdvd

damages-season-4-group-directv

 


 

anuncioamazon